SIS - SISTEMA INTEGRADO DE SAUDE

O S.I.S - Sistema Integrado de Saúde tem a função de controlar todo o atendimento ambulatorial das unidades e dos postos de saúde. Esse sistema foi desenvolvido de acordo com todas as normas e as exigências do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com a NOB-96 e com as portarias que regulamentam a tabela de procedimentos unificada e suas definições, bem como as separações entre os procedimentos PAB (Piso de Assistência Básica) e FAE (Fração Assistencial Especializada). O S.I.S apresenta uma estrutura que foi desenvolvida para permitir o atendimento dos munícipes, utilizando diferentes serviços e procedimentos simultaneamente, sem a necessidade de mudar constantemente de opções, telas e processamentos.

O S.I.S – Módulo Principal oferece as opções de cadastro da Entidade, das Unidades de Saúde, dos profissionais, funcionários e motoristas, parametrização e configurações, assim como cadastro de usuários e definição de perfil de acesso de cada um.

O S.I.S em sua versão atual, é dividido em módulos para facilitar a execução dos serviços oferecidos pelo setor de saúde. Os módulos existentes no sistema são:

Ambulatório: o módulo Ambulatório é destinado à realização do cadastro de pacientes e ao controle dos agendamentos de consultas, exames e viagens, que conta com um controle de lista de espera. Além disso, este módulo permite o lançamento de todos os tipos de atendimentos ambulatoriais, desde um simples curativo, até uma consulta especializada. É também por meio deste módulo que são controladas as aplicações de vacinas, os lançamentos de SADT’s, a produção diária, os encaminhamentos e as solicitações, assim como o controle de zoonoses e a vigilância epidemiológica. Há, ainda, o registro do acompanhamento de hipertensos e diabéticos, com integração com o Hiperdia, e do acompanhamento de gestantes, integrado com o SisPreNatal. Hoje por meio do módulo Ambulatório, é possível realizar os registros das Fichas do E-SUS com exportação posterior. Ainda no módulo Ambulatório o médico pode acessar o Consultório onde será possível fazer todos os registros das informações da consulta, emissão de receita, guias e solicitações, emissão de atestado, preenchimento da ficha E-SUS e visualização do histórico de atendimentos do paciente.

Hospital: este módulo tem a função de gerenciar as internações hospitalares, desde a chegada do paciente ao hospital até a sua alta. Para tanto, disponibiliza o cadastro de pacientes, o cadastro de leitos do hospital, divididos por quarto e setor, além do cadastro dos acompanhantes dos pacientes, o que facilita o controle de visitas. Além disso, após a internação de um paciente, este módulo permite a impressão do laudo médico para a emissão de AIH, quando a internação foi realizada pelo SUS, bem como de qualquer tipo de documento que o hospital necessite, já que os documentos são totalmente parametrizáveis. Observe-se, portanto, que, ao permitir que os indicadores hospitalares sejam visualizados de diferentes maneiras pelos administradores, este módulo garante um controle de informações que auxilia na administração do hospital. Permite também os registros de internações particulares e convênios.

Farmácia / Almoxarifado: o módulo Farmácia/Almoxarifado é o responsável pelo registro de toda a movimentação do estoque de produtos, de materiais, de medicamentos e de outros itens que sejam passíveis a esse gerenciamento de estoque. São mantidos registros referentes a compras, fornecedores, lotes e validades de produtos, além do consumo realizado por pacientes, seja por um paciente internado no hospital, seja um paciente que receba medicamentos através da farmácia de alguma unidade de atendimento. Nesse sentido, há um recurso neste módulo que faz com que os registros de consumo de medicamentos efetuados em relação a pacientes que estejam internados sejam automaticamente lançados no faturamento da conta do paciente, quando a sua internação for custeada por um convênio ou particular. Outro recurso interessante existente neste módulo é o bloqueio do fornecimento de medicamentos para pacientes com base na dose diária limite que foi estabelecida em seu cadastro. Também há o recurso do livro de medicamentos controlados, emitido automaticamente pelo sistema conforme a movimentação do estoque desse tipo de medicamento. Há ainda a opção de controle de processos judiciais para fornecimento de medicamentos, com cadastro de advogados, varas, processos e medicamentos.

Laboratório: este módulo é voltado para municípios que possuem laboratório de análises clínicas próprio. Sua função é controlar todos os exames solicitados em unidades de saúde do município e realizados nesse laboratório de análises clínicas municipal. Por meio deste módulo é possível realizar a configuração do layout de qualquer exame, o cadastro de valores de referência por sexo e idade, de valores padrões e de tabelas de microbiologia, a montagem de fórmulas de cálculo para exames com resultado automático, além da emissão de etiquetas, de planilhas de trabalho e de laudos para todos os exames.

Raio X: de forma semelhante ao funcionamento do módulo Laboratório, este módulo permite o controle e a emissão de laudos de raio-x realizados na unidade de saúde do município. Para tanto, possui um cadastro de laudos padrões, com possibilidade de alteração e de inclusão de outros laudos pelo usuário do sistema. Possui também a opção de armazenamento da imagem do raio-x para visualização pelo médico.

Vigilância Sanitária: este módulo permite o agendamento e o controle de visitas dos membros do serviço de Vigilância Sanitária aos diversos estabelecimentos do município, assim como das solicitações emitidas por esses servidores a esses estabelecimentos. Possui um recurso que permite a realização da importação automática das tabelas do SIVISA, estando totalmente integrado ao módulo de faturamento ambulatorial.

Banco de Sangue: este módulo é responsável por controlar toda a movimentação das bolsas de sangue nas Unidades de Saúde. É por meio do módulo Banco de Sangue que se realiza o gerenciamento completo do estoque de bolsas de sangue, desde o cadastro dessas bolsas até a sua utilização. Um recurso interessante disponibilizado neste módulo é o controle do status da bolsa de sangue: no momento em que o usuário do S.I.S registra uma requisição, uma instalação ou um desprezo de uma bolsa de sangue, o status dessa bolsa é alterado automaticamente no seu cadastro.

Faturamento: a função principal deste módulo do S.I.S é calcular o faturamento das internações e dos procedimentos ambulatoriais realizados nas Unidades de Saúde. Os recursos disponíveis neste módulo envolvem rotinas para atualizações de tabelas, como, por exemplo, preços de medicamentos do Brasindice e do ABCFarma, além de procedimentos realizados através do BPAMAG e/ou do SISAIH, contando, ainda, com cadastro de procedimentos, de coeficientes, de grupos de lançamentos, de convênios e de planos de saúde. É neste módulo que são registradas as rotinas para a exportação e a importação automática dos diversos tipos de faturamentos e de todas as tabelas que necessitam de atualização automática no sistema, o que permite gerar, de maneira automática, os faturamentos para o BPAMAG (Boletim de Produção Ambulatorial), para o SISAIH (Sistema Gerador do Movimento das Unidades Hospitalares) e para o padrão TISS (Troca de Informação em Saúde Suplementar). Por meio deste módulo também é possível realizar a exportação do CIH (Comunicação de Internação Hospitalar do SUS), que são as internações realizadas em instituições de saúde particulares.

LUCAS MARQUES

(17) 99766-8548 lucas@amendola.net.br

MARCIANO JOSE FERREIRA

(17) 99723-2941 marciano@amendola.net.br

TADEU ROVEDA RUFO

(17) 99683-3040 tadeu@amendola.net.br

VINICIUS SANCHES AMÊNDOLA

viniciusa@amendola.net.br